O primeiro seminário do projeto Geração Solidário aconteceu no dia 26/06 no município de Alto Caparaó, no Caparaó Parque Hotel, organizado pelo Instituto Aprecia e Ministério da Cidadania do Governo Federal, em parceria com as prefeituras de Alto Caparaó, Caparaó e Espera Feliz.

O evento teve como objetivo a divulgação do projeto Geração Solidária, a mobilização social e integração entre os empreendimentos participantes.

Foram abordados os temas Associativismo e Cooperativismo pelo Professor de Economia Setorial, Dimas Gonçalves, Mestre pela PUC-Campinas, e Gestão da Qualidade na produção de cafés especiais pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Sebastião Vinicius Brinate, da LSW Consultoria, PhD em Produção Vegetal/Cafeicultura pela UFES.

Também contamos com a participação de Almir dos Santos – diretor executivo da ADS (Agência de Desenvolvimento Solidário) – Andyara Amorim da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Caparaó, Clayton Barrossa do empreendimento Café Ninho das Águias, Francisco Mello da Secretaria de Turismo de Espera Feliz e José Gomes, Prefeito de Alto Caparaó. Além de toda a equipe de nossa instituição responsáveis pelo projeto na região Israel Breder, Presidente da Aprecia, e Vera Lúcia, Fundadora da Aprecia.

O projeto Geração Solidária tem o objetivo de formar redes de cooperação e/ou cadeias produtivas solidárias para o acesso a mercados, ao intercâmbio de informações e conhecimentos, oferecer canais para o escoamento de produtos e consumo coletivo de bens, na expectativa de gerar maior sustentabilidade e renda aos Empreendimentos, fortalecimento da organização produtiva do público de mulheres e crescimento dos territórios onde estão inseridos.

O Instituto APRECIA foi fundado em 2004 e qualificado como OSCIP há 15 anos. Já são mais de 30.000 beneficiários, atendidos nos projetos sociais implementados. Atua em projetos visando o desenvolvimento humano, social e econômico em comunidades com vulnerabilidades sociais.